1) SUBLINHAR
Costuma-se sublinhar uma palavra ou expressão quando se quer chamar a
atenção do leitor para aquele trecho ou para enfatizar um termo ou frase.
Usa-se, também, para se referir a algum termo que está sendo usado de maneira
inadequada ou pouco adequada etc.
Portanto use o sublinhamento com moderação, uma vez que, se esse meio de
marcar o texto for muito utilizado, acaba esgotando sua função.
1.1
Noções gerais
A leitura informativa ou leitura de estudo, através da técnica de
sublinhar, auxilia a aprender os conteúdos e significados do texto.
O alicerce de toda aprendizagem é a idéia fundamental contida em cada
texto, capítulo, subdivisão ou parágrafo. É necessário separar os fatores
textuais menos essenciais, para não perder a unidade de pensamento. Por isso, sublinhar
com traços verticais às margens, usar cores e marcas diversas para cada parte
importante analisada contribui para uma boa leitura.
O desenvolvimento da técnica de sublinhar passa por algumas etapas,
então algumas noções básicas de sublinhar são essenciais, conforme segue
abaixo:
1. a primeira leitura
serve para a compreensão do assunto e como forma de esclarecimento das dúvidas
que surgiram na leitura, nesta fase é preferível não sublinhar, no entanto se
idéias importantes foram encontradas, coloque à margem um sinal convencional:
“x”, “*”, “(.)”, “I” etc.
2. reler o texto e
identificar a idéia principal, os detalhes importantes, os termos técnicos, as
definições, as classificações, as provas;
3. o leitor deve
habituar-se a sublinhar depois que releu um ou dois parágrafos, para saber
exatamente o que irá sublinhar. Usar como ajuda, os sinais colocados à margem,
para escolher o que sublinhar com mais segurança;
4. sublinhar as idéias
centrais, utilizando dois traços para as palavras-chaves e um para os detalhes mais
importantes;
5. nos tópicos mais
importantes deve-se assinalar, à margem do texto, com uma linha vertical. E nos
argumentos discutíveis deve-se assinalar um ponto de interrogação, também a
beira do texto;
6. cada palavra não
compreendida deve-se consultar o dicionário e, se necessário anotar o
significado para melhor entendimento do texto;
7. ler o que foi
sublinhado, para verificar se há sentido assim cada parágrafo deve ser
reescrito a partir das palavras destacadas;
8. E por fim, deve-se
reconstruir o texto, em forma de esquema ou resumo, baseando-se nas palavras
sublinhadas.
1.2
Necessidade de sublinhar
Esta necessidade consiste em conseguir compreender, ao reler o que foi
sublinhado, a estrutura sintética e entender o significado do que se leu.
Para isto, deve-se ler o texto, fazer uma releitura e procurar as
principais idéias, assim mostrando os detalhes importantes, termos técnicos e
definições. E sublinhar apenas algumas palavras e frases que considerem essenciais
e nunca a oração toda, por isso não é aconselhável sublinhar muitas palavras
por parágrafo.
1.3
Técnicas para sublinhar
Sublinhar é uma técnica indispensável tanto para elaboração de esquemas
e resumos quanto para destacar as idéias importantes de um texto.
Para que se possam identificar estas idéias importantes deve-se ter como
requisito fundamental a compreensão do assunto, mas para que a técnica de
sublinhar seja realmente eficiente algumas normas devem ser respeitadas, como
nunca sublinhar parágrafos ou frases inteiras.
Para que a técnica tenha maior utilidade e praticidade, há sugestões que
podem ser seguidas:
·
sublinhar com lápis preto macio, para não danificar o texto;
·
sublinhar com dois traços as idéias principais e com um traço as
secundárias;
·
dependendo do gosto pessoal, usa-se caneta hidrocor, em várias cores,
podendo-se estabelecer um código particular:
·
vermelho (ou verde) = idéias principais;
·
azul (ou amarelo) = detalhes mais importantes;
·
as anotações à margem do texto podem ser feitas com um traço vertical
para trechos importantes e dois traços verticais para os importantíssimos.
E para analisar se a técnica teve eficiência desejada, é recomendado “no
final do trabalho, fazer uma leitura comparando-se o texto original com o que
foi sublinhado”.
2) ESQUEMATIZAR
Para Rauen “esquema é um tipo de produção textual que explicita a linha
diretriz do autor de um documento de base”.
Assim esquema é a apresentação do texto, colocando em destaque os elementos
de maior importância. Sua finalidade é difundir mais amplamente as informações
facilitando para o leitor sua compreensão. Utiliza-se o esquema como meio
facilitador para a memorização e a explicação do texto, usam-se muito pra tal
feito linhas, setas, círculos colchetes, entre símbolos diversos.
2.1
Características do esquema
Na elaboração de esquemas, para que não fujam de seu projeto principal
que é simplificar ao leitor a compreensão do texto, algumas características
devem ser ressaltadas e observadas. Segundo Salomon:
·
Fidelidade ao texto original: deve conter as
idéias do autor, sem modificação ou pontos de vistas pessoais;
·
Estrutura lógica do assunto: partir sempre da
idéia principal, depois para seus respectivos detalhes;
·
Adequação ao assunto estudado e funcionalidade: o esquema deve
ser flexível, adaptado ao tipo de matéria a ser estudada. Os assuntos mais
profundos com mais detalhes e os mais fáceis apenas com palavras chaves;
·
Utilidade de seu emprego: o esquema deve
facilitar a pesquisa assim como sua revisão, deixando em evidencias seus pontos
chaves;
·
Cunho pessoal: cada pessoa tem seu próprio jeito
de fazer esquemas, portanto, um esquema feito por alguma pessoa raramente ira
servir á outra.
2.2
Utilidade do esquema
É resumir textos muito grandes e densos para que o leitor o entenda sem
que aja uma leitura completa do texto. Muito utilizado em estudos para provas,
matéria a ser dada por professores, métodos para a realização de trabalhos
técnicos, entre outros.
2.3
Elaboração de esquema
Existem várias maneiras para elaboração de um esquema. Porém, é
necessário que o esquema expresse palavras que contém a idéia principal.
Um esquema deve estar de acordo com a realidade. Deve-se sintetizar o
tema e não modificá-lo, desenvolvendo o esquema de acordo com o tema.
Enfim, para elaboração de um esquema, são necessárias várias leituras do
tema. Destas leituras precisa-se marcar um ponto de partida, destacar a idéia
principal e seguir uma linha de fatos ligados entre si. Estes fatos devem
conter as expressões principais.
2.3.1
Recomendações para elaboração de esquemas
a) Captar a estrutura da exposição do autor quer se trate de um livro,
de uma seção, de um capítulo. Pode-se obter o esboço inicial a partir dos
títulos, subtítulos e das epigrafes. Estas funcionam como guias e indicadores.
b) Colocar os títulos mais gerais numa margem e os subtítulos e divisões
nas colunas subseqüentes e assim sucessivamente, caminhando da esquerda para a
direita.
c) Utilizar o sistema de numeração progressiva (1, 1,1, 1,2, 1.2.1, 2
etc.) ou convencionar o uso de algarismos romanos, letras maiúsculas,
minúsculas, números, etc., para indicar as divisões e subdivisões sucessivas.
d) Usar alguns símbolos convencionais e convencionar abreviaturas para
poupar tempo e facilitar a captação rápida das idéias. Assim, por exemplo:
·
→ para indicar: “produz”, “decorre”, “por conseguinte”, “conduz a”,
“resulta” etc.
Ex.: grupo minoritário → marginalização;
Ex.: grupo minoritário → marginalização;
·
♂ para indicar sexo masculino — homem;
·
♀ para indicar sexo feminino — mulher;
·
para indicar sujeito —
indivíduo, homem etc.
2.4
Exemplo
O industrialismo tem como imperativo máximo à conquista do velho pelo
novo; e está forçando a humanidade a marchar através da história a um ritmo
cada vez mais rápido. Porém, fixa somente a direção geral dessa marcha. A
natureza geral do caminho define muitos caracteres específicos que de outra
maneira aparecem como mistos e inclusive acidentais. Outra questão é porque um
caminho ou outro é escolhido ou aceito pelos homens, ou imposto a eles. O
industrialismo é introduzido por elites nativas ou estrangeiras, grupos de homens
que pretendem conquistar a sociedade através da superioridade dos novos meios
de produção. A nova sociedade, ao longo do tempo e sob um ou outro auspício,
está sempre destinada a ganhar. A grande questão dramática não é se o
industrialismo haverá de obter a supremacia, mas qual será seu enfoque
conceitual da organização da industrialização.
2.4.1
Esquema do exemplo
Industrialismo
·
Conquista do velho pelo novo;
·
Fixa a direção geral da marcha.
Caminho
·
Define muito dos caracteres específicos;
·
Por que um ou outro é escolhido?
Elite
·
Deseja conquistar a sociedade;
·
A nova é destinada a ganhar;
·
Como organizará a industrialização.
REFERÊNCIA
1. LAKATOS, Eva Maria;
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed.; rev.
e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
2. MARCANTONIO,
Antonia Terezinha; SANTOS, Martha Maria dos; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza.
Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.
3. ANDRADE, Maria
Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de
trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
4. SALOMON, Délcio
Vieira. Como fazer uma monografia. 10 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
5. SIMIÃO, Daniel Schroeter. et al. Organizando a Informação: esquema,
fichamento, resumo. Disponível em:
<http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_esquema.htm>.
Acesso em: 25 de nov. 2006, 18:30:30.
6. NUNES, Luiz
Antonio. Manual da monografia jurídica: como se faz uma monografia, uma
dissertação, uma tese. 5. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.
7. RAUEN, Fábio José.
Roteiros de investigação científica. Tubarão: Ed. UNISUL, 2002.
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